Maçons Ilustres pelo Mundo

Países:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

África do Sul

Nelson Mandela – Advogado e revolucionário da cidade de Umtata – Transkei. Símbolo da libertação na África do Sul e da luta contra o “Aparthaid”.

Alemanha

Albert Schweitzer – Médico, filósofo e humanitarista de Kaysersburg – Alsace. Um dos mais ativos conferencistas em todos os países da Europa. O tema: a Paz. Em 1952 é premiado com o Nobel da Paz. Em 1955 recebeu da Rainha Elizabeth, a Ordem do Mérito.
Berthold Auerbach – Escritor e novelista da cidade de Nordstetten – Württemberg. Sua base literária é a filosofia de Espinoza. “Histórias da Vila da Floresta Negra”, “Pequeno descalço”, “Edelweiss”, são novelas muito apreciadas.
Christian Friederich Samuel Hahnemann – Médico da cidade de Meissen – Saxony. Doutor em medicina pela Universidade de Erlange. É o Pai da Medicina Homeopática.
Ferdinand Brunswick/ Duque de Brunswick – Príncipe e militar de Wolfenbüttel. Lutou na Guerra dos 7 Anos, com grande destaque. Foi Grão-Mestre da Estrita Observância.
Franz Anton Mesmer – Médico da cidade de Itzmang. É o criador da doutrina do magnetismo animal.
Frederico II – O Grande – Rei da Prússia, nasceu em Berlim. Sua infância foi muito rigorosa com treinamentos militares. Fez muitas conquistas territoriais e no final do seu reinado tinha dobrado a área de seu país.
Friedrich Gottlieb Klopstock – Poeta e historiador da cidade de Quedlinburg. Autor de poesias épicas e líricas, seu maior destaque é: “O Messias”, de 1749.
Friedrich Ludwig Schröder – Ator e diretor de teatro da cidade de Hamburgo. É fundador do Rito que leva seu nome, aprovado em 29 de junho de 1801. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Hamburgo.
Georg Philipp Teleman – Compositor clássico da cidade de Magdeburg. Seu estilo é definido entre o barroco e o clássico. Seu grande talento consiste em combinar o barroco convencional com a graça da melodia italiana e a orquestração francesa.
Georg von Kloss – Escritor e historiador da cidade de Frankfurt. É considerado o Pai da crítica histórica da Maçonaria Mundial. É o maior historiador maçônico alemão. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Frankfurt.
Giácomo Meyerbeer – Compositor e pianista da cidade de Vogelsdorf. Entre suas principais obras destacam-se “Il Crotiato in Egito” e “Robert Le Diable”.
Gotthold-Ephraim Lessing – Filósofo , crítico e escritor de Kamenz/Oberlausitz. O mais influente do Iluminismo. Sua erudição deu grande impulso ao movimento literário e dramático da Alemanha.
Heinrich Schliemann – Arqueólogo da cidade de Neu-Buckow. Fez descobertas extraordinárias de Tróia e Micenas.
Jakob Ludwig Felix Mendelssohn – Compositor da cidade de Hamburgo. Gênio criador de sonatas, concertos, sinfonias para cordas e quartetos para piano. É autor da conhecidíssima “Marcha das Noivas”- The Wedding March.
Johann Christian Bach – Compositor da cidade de Leipzig. Proeminente compositor da era pré-clássica. Filho de Sebastian Bach e denominado “O Bach Inglês”.
Johann Gottlieb Fichte – Filósofo e idealista da cidade de Rammenau in Sachsen. De pensamento reformador, foi um dos maiores filósofos do período entre Kant e Hegel. Desenvolveu o “Wissenschaftslehre”, o idealismo transcendental.
Johann Heinrich Pestallozzi – Filósofo e filólogo de Zurique. É um dos fundadores da moderna pedagogia.
Johann Wolfgang von Goethe – Dramaturgo, filósofo e poeta da cidade de Frankfurt. Seu poema dramático “Fausto” é considerado uma das maiores obras literárias. Um dos maiores pensadores e escritores do mundo e o maior poeta da Alemanha.
Ludwig Van Beethoven – Compositor alemão. Um dos mais célebres compositores clássicos de todos os tempos.
Nathan Mayer Rothschild – Banqueiro da cidade de Frankfurt. Grande filantropista e fundador do mais famoso banco europeu.
Theodor Vogel – Engenheiro e artesão da cidade de Schweinfurt. Foi Grão-Mestre da Grande Loja Zur Sonne (1948-1951) e Grão-Mestre das Grandes Lojas Unidas da Alemanha (1958-1961). Foi o grande restaurador da Maçonaria em seu país.
Thomas Mann – Escritor e novelista da cidade de Lübeck. De suas obras, destaque para “A Montanha Mágica”, “Dr. Faustus”, “Morte em Veneza” e “Buddenbrooks – O Declínio da Família”. Prêmio Nobel de Literatura de 1929. Era filho de Julia da Silva Bruhns Mann, brasileira nascida em Paraty.
Wilhelm Friedrich Ludwig – Imperador e Rei, nascido na cidade de Berlim. Foi Rei da Prússia (1861) e Imperador da Alemanha (1871).

Argélia

Abd El-Kader – Militar e líder religioso da cidade de Mascara. É o fundador do Estado da Argélia e liderou o povo argelino contra a dominação francesa, no período de 1840 a 1846.

Argentina

Agustín Pedro Justo – Militar da cidade de Concepción del Uruguay. Reconstruiu a política e economia do país. Durante a 2ª Guerra Mundial, ocupou o cargo de General na Armada brasileira, na luta contra os países do eixo. Foi presidente da república no período de 1932 a 1938.
Bartolomé Mitre – Militar, historiador e estadista da cidade de Buenos Aires. Foi exilado no governo Rosas, por suas ideias. Ao voltar, com a ajuda de Urquiza, participou da deposição do governo Rosas. Foi ministro da guerra, governador e presidente da república, de 1862 a 1868. É o fundador do jornal “La Nación”, em 1870.
Bernardino Rivadavia – Militar e estadista da cidade de Buenos Aires. Foi o 1º presidente argentino. Seu mandato foi marcado pela cultura e ciência. Durante o período da febre amarela, sua mansão foi transformada em hospital para atendimento à população.
Carlos Pellegrini / El Gringo – Advogado e político da cidade de Buenos Aires. Foi deputado, ministro da guerra, senador e presidente da república. Importante líder que tirou a Argentina da crise fiscal e política de 1890.
Domingo Faustino Sarmiento – Educador, escritor e estadista da cidade de San Juan de La Frontera. Foi um dos maiores promotores do desenvolvimento do ensino. Escreveu mais de 50 livros. Foi presidente da república, de 1868 a 1874. Foi Grão-Mestre da Grande Loja Argentina.
Florentino Ameghino – Paleontólogo e antropólogo da cidade de Luján – Buenos Aires. Publicou 186 obras e foi membro das mais importantes sociedades científicas do mundo. Descobridor dos fósseis dos pampas argentinos.
José de San Martin – Militar e herói da cidade de Yapeyú – Corrientes. Lutou pela independência da América e sua felicidade. É o libertador da Argentina, Chile e Peru.
José Ingenieros – Médico, catedrático, sociólogo e psiquiatra da cidade de Palermo – Itália. Escreveu numerosos trabalhos no campo da psiquiatria e criminologia. Sua tese “La simulation de la locura” foi premiada pela Academia de Medicina de Paris. Medalha de ouro pela Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires. “Psicologia Genética” e “El hombre medíocre”, são suas principais obras. Foi membro do Partido Socialista e defensor das lutas de classes.
José Roque Pérez – Jurisconsulto, diplomata, filantropo e humanista da cidade de Córdoba. Foi fundador da Gran Logia de la Argentina. Foi Grão-Mestre e com outros maçons, morreu socorrendo enfermos com febre amarela.
Juan Bautista Alberdi – Sociólogo, jurista e político da cidade de Tucumán. Fundou centros culturais e sociais, diversos meios de comunicação. Foi ministro de relações exteriores. Dedicou seus estudos aos Direitos Públicos para a América Latina.
Justo José de Urquiza – General e político da província de Entre Rios. Foi governador e promoveu as reformas fiscais, administrativas e educacionais. Foi presidente da república, de 1854 a 1860. Negociou o tratado de navegação com Inglaterra, França e Estados Unidos, com a abertura dos portos argentinos para o mundo.
León Zeldis – Escritor maçônico da cidade de Buenos Aires. Filho de imigrantes russos, tem livros e artigos editados em todo o mundo. “As Cores do Simbolismo”, “O Simbolismo da Pedra”, “Uma necessidade faz o Símbolo” e “Estudos Maçônicos” são alguns títulos.
Leopoldo Lugones – Poeta, ensaísta e narrador argentino da cidade de Córdoba. Teve uma forte influência na geração de novos escritores.
Manuel Belgrano – Advogado da cidade de Buenos Aires. Proeminente doutor das leis, voltou-se para a reforma educacional e econômica da Argentina. Considerado um herói da República.
Manuel Blanco Encalada – Militar e político da cidade de Buenos Aires. Após sua luta pela independência do Chile, foi eleito presidente da república.

Austria

Franz Joseph Haydn – Compositor clássico da cidade de Rohrau. Considerado o Pai da Sinfonia Clássica. Um dos mais célebres compositores da história.
Franz-Peter Schubert – Músico e compositor de Viena. Sua música é diferente do que se conhece. Pode-se dizer, sem errar, que Schubert é gênio imortal dos grandes clássicos.
Ignatz Joseph Pleyel – Compositor, músico e pianista da cidade de Ruppersthal. Um dos destaques de suas obras, “Pleyel’s Hymn”, do ano de 1791, muito utilizada pelas Lojas Maçônicas.
Wolfgang Amadeus Mozart – O gênio da música clássica de Salzburgo, na Áustria. O maior de todos os compositores clássicos.