Maçons Ilustres pelo Mundo

Países:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

.

País de Gales

Sir Charles Warren – Soldado, explorador e arqueólogo de Bangor – Gwynedd. É um dos fundadores da famosa Loja de Pesquisas Quatuor Coronati nº 2076, de Londres. Warren foi seu 1º Venerável.

Polônia

Johann Gottfried von Herder – Teólogo, crítico e filósofo da cidade de Mohrungen – Leste da Prússia, hoje Polônia. Uma das principais figuras do movimento inovador da Filosofia e História Cultural. Amigo de Goethe.
Kazimierz Pulaski – Patriota e líder militar da cidade de Winiary. Foi herói de guerra na Revolução Americana. Organizou a famosa Cavalaria Pulaski.
Stanislas August Poniatowski – Rei polonês, nascido em Wolczin. Decretou a 1ª Constituição dos Direitos do Homem da Europa, no dia 03 de maio de 1792. O último reinado na Polônia, termina com ele, três anos depois.

Portugal

Antero de Quental – Escritor e poeta da cidade de Ponta Delgada. Pertenceu à chamada Geração Setenta. Suas obras vão da poesia à reflexão filosófica. “Raios de Extinta Luz” e “Primaveras Românticas” são alguns destaques.
Antonio Caetano de Abreu Freire / Egas Moniz – Médico neurologista da cidade de Avanca – Estarreja. Clínico de renome, destacou-se nos meios científicos pelos trabalhos de angiografia cerebral. Prêmio Nobel de Medicina em 1949.
Antonio José de Almeida – Médico e político da cidade de Penacova – Coimbra. Grande tribuno e adepto dos ideais republicanos. Foi deputado e ministro do interior. Fundador das Universidades de Lisboa e Porto. Foi presidente da 1ª República Portuguesa, de 1919 a 1923.
Bernardino Luis Machado Guimarães – Matemático, filósofo, professor e político de origem brasileira, nascido no Rio de Janeiro. Foi diretor do Instituto Comercial e Industrial de Lisboa, presidente do Instituto de Coimbra e lente da Universidade de Coimbra. Foi deputado, ministro, embaixador e Presidente da República em 1914 e 1925. Foi Grão-Mestre da Maçonaria entre 1895 e 1899.
Camilo Castelo Branco – Jornalista e produtor literário da cidade de Lisboa. Profissional dos mais ecléticos. Produziu 137 títulos correspondentes a 180 volumes. Sua extensa obra o transforma em um dos mais importantes da literatura portuguesa.
Carlos Mardel – Militar e arquiteto português de origem húngara. A Quinta do Marquês de Pombal foi construída por ele, no século XVIII. Pertenceu à Loja Casa Real dos Pedreiros-Livres da Lusitânia. Desempenhou funções de relevo como engenheiro e arquiteto, sobretudo após o terremoto de Lisboa em 1755. Deve-se a ele o novo traçado e a reconstrução da cidade de Lisboa.
Félix Avelar / Avelar Brotero – Médico, professor e botânico da cidade de Lisboa. Foi deputado, diretor do Real Museu da Ajuda e reconstrutor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. “Flora Lusitana” é sua principal obra. Adotou o apelido de Brotero, que significa “amante dos mortais”.
Francisco Manuel do Nascimento / Filinto Elísio – Padre e poeta da cidade de Lisboa. Além de poeta, era tradutor. Foi um dos mais importantes poetas do Neoclassicismo português. É considerado um precursor do Romantismo.
José Correia da Serra – Abade e naturalista da cidade de Serpa. Um dos homens mais notáveis das ciências portuguesas. Aberto às transformações sociais, é um dos fundadores da Academia Real de Ciências.
Sebastião de Magalhães Lima – Advogado e jornalista da cidade do Rio de Janeiro. Fundou a Liga dos Direitos do Homem em Portugal, onde passou a residir. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente de Portugal.
Sebastião José de Carvalho e Mello / Marquês de Pombal – Estadista da cidade de Lisboa. Reorganizou a educação pública, reformou a Universidade de Coimbra e reestruturou a economia. Quebrou as garras da Inquisição e permitiu o desenvolvimento da Maçonaria em Portugal.