Maçons Ilustres pelo Mundo
Países:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
India
Narendranath Datta Vivekananda / Swami Vivekananda – Filósofo e líder religioso da cidade de Calcutá. Discípulo de Ramakrishna, divulgou seu pensamento pela Europa e América. Foi responsável pelo renascimento do hinduísmo. Uma vida dedicada à caridade aos pobres.
Rabindranath Tagore – Músico, contista, teatrólogo, filósofo e poeta indiano, da cidade de Calcutá. Autor de muitas obras de cunho místico e profundamente humano. Prêmio Nobel de Literatura, em 1913.
Inglaterra
Alexander Fleming – Um dos mais ilustres médicos da Inglaterra. Foi professor e pesquisador. Descobridor da penicilina, foi Premio Nobel de Medicina, em 1945.
Alexander Pope – Poeta da cidade de Londres. Criou um novo estilo de poesia, com versos altamente elegantes, ora didáticos, ora satíricos, sempre de conteúdo moral e crítico.
Arthur Stanley Jefferson / Stan Laurel – Ator e comediante da cidade de Ulverston – Lancashire. Era o “Magro” da dupla “O Gordo e o Magro”, a mais famosa do cinema em todos os tempos.
Cecil John Rhodes – Administrador, financista e filantropo da cidade de Bishop’s Stortford – Hertfordshire. É fundador da Rhodésia, país no sul da África.
Charles Dickens – Escritor e novelista da cidade de Landport-Portsmouth. “Oliver Twist” e “David Copperfield” fascinaram gerações. Mas, sua obra prima foi “Pickwick Papers”. É considerado um gigante da literatura inglesa.
Charles Warren – Militar e arqueólogo de Bangor – Gwynedd. Suas explorações à Palestina trouxeram conhecimentos de topografia da antiga Jerusalém. Trabalhou na África do Sul e foi Chefe da Polícia de Londres. É um dos fundadores e 1º Venerável da 1ª Loja de Pesquisas Maçônicas da História: a Quatuor Coronati.
Edward George Earle Bulwer-Lytton – Novelista e editor da cidade de Londres. Foi editor do New Monthly Magazine. Membro do Parlamento e Secretário de Estado. Um grande novelista vitoriano.
Edward Gibbon – Escritor da cidade de Putney, Surrey. Escreveu “A História do declínio e queda do Império Romano”, em 1776. É grande destaque da literatura mundial.
Edward Jenner – Médico cirurgião da cidade de Berkeley – Gloucestershire. Descobridor da vacina contra a varíola.
Elias Ashmole – Humanista, físico, astrólogo e alquimista da cidade de Lichfield. Historiógrafo da Ordem da Jarreteira, membro da Royal Society, doutor em física pela Universidade de Oxford.
Geoffrey Francis Fisher – Arcebispo da cidade de Higham on the Hill – Warwickshire. Foi arcebispo de Canterbury (1945-1961). Celebrou a cerimônia de coroação da rainha Elizabeth II.
George Canning – Advogado e político da cidade de Londres. Foi 1º Ministro do governo da Inglaterra, em 1827.
Michael Caine – Ator de cinema da cidade de Bermondsey. Um dos mais célebres atores consagrados em Hollywood. Sua fama veio com a trilogia “Ipcress File” – “Funeral em Berlim” e “The billion dollar brain”. Sob a direção de John Houston foi destaque ao lado de Sean Connery em “O homem que queria ser rei”, de autoria de Rudyard Kipling.
Michael George Charles Franklin / Príncipe Michael de Kent – Nascido em Iver – Buckinghamshire. É patrono de várias fundações, instituições e associações de amparo e assistência social em todo o Reino Unido e exterior. É Grão-Mestre da Mark Master Masons e Provincial de Middlesex.
Peter Sellers – Ator de cinema da cidade de Southsea – Hampshire. Um dos mais versáteis e geniais atores cômicos da história do cinema. De sua filmografia podemos citar: “O menor show da terra”, “Um tiro no escuro” e “A pantera cor de rosa”.
Philip Dormer Stanhope Chesterfield – Político, diplomata e escritor da cidade de Londres. Era amigo de Voltaire e Montesquieu. Foi membro da Academia Francesa de Paleografia e Letras. É o 4° Lord de Chesterfield.
Phillip Mountbatten / Duque de Edinburgh – Príncipe nascido na Ilha de Kerkira, Mon Repos, Corfu – Grécia. Iniciou sua carreira naval em 1939, estudando na Faculdade de Dartmouth. Durante a 2ª Guerra Mundial, serviu no Pacífico e Mediterrâneo. O Príncipe Phillip é o esposo de Elizabeth II, Rainha da Inglaterra.
Richard Francis Burton – Explorador, antropólogo, linguista e escritor da cidade de Torquay – Devonshire. Falava 25 idiomas. Foi o 1º Europeu a descobrir o Lago Tanganika. Publicou 43 volumes de suas explorações. A primeira tradução de Kama Sutra e Arabian Nights é de sua autoria.
Rudyard Kipling – Jornalista, poeta e romancista inglês de origem indiana, da cidade de Bombaim. Viveu e estudou em Bidford. Autor de grande inspiração, criou fama rapidamente. “Livro da Selva”, tornou-se um clássico para as crianças. “O homem que queria ser rei”, acabou se transformando em filme hollywoodiano.
Sir Arthur Conan Doyle – Médico, físico, novelista e escritor da cidade de Edinburgh. É o criador do mais famoso detetive da história: Sherlock Holmes.
Sir Arthur Seymour Sullivan – Compositor e músico da cidade de Londres. Célebre por suas óperas e operetas, escritas em parceria com William Shwenck Gilbert. Com ele, formou a famosa dupla “Gilbert & Sullivan”. Foi organista da Grande Loja Unida da Inglaterra.
Sir Richard Attenborough – Ator, produtor e diretor de cinema da cidade de Cambridge. Dirigiu e participou como ator de filmes famosos como “Gandhi”, “Chaplin” e “Jurassic Park”.
Sir Squire Bancroft – Ator e diretor de teatro da cidade de Londres. Responsável pelas produções modernas no teatro.
Sir Thomas Stamford Raffles – Administrador de origem jamaicana, da cidade de Port Morant. Teve grande destaque como administrador colonial do Império Inglês. É fundador da cidade de Singapura, em 1819.
William Booth – Reverendo, teólogo e ministro evangélico da cidade de Nottingham. É o fundador do Exército da Salvação.
William Shakespeare – Poeta e escritor inglês. Um dos mais importantes da literatura mundial. Sua obra tem a amplidão e a diversidade da vida. Sua frase mais famosa: “Ser ou não ser. Eis a questão”.
Irlanda
Arthur Wellesley Wellington / Duque de Wellington – Militar da cidade de Dublin. Conhecido como o Duque de Ferro, foi comandante em várias guerras. A principal: Waterloo. Foi Grão-Mestre da Grande Loja da Irlanda.
Edmund Burke – Filósofo, orador e estadista de Dublin. Foi secretário confidencial do Marquês de Rockingham. Frequentou o Parlamento com discursos críticos à política do Rei George III.
Islândia
Horatio Herbert Kitchener – Militar da cidade de Ballylongford – Kerry. Foi governador geral do Sudão, comandante chefe da Índia e secretário da guerra, em 1914.
Sveinn Bjornsson – Advogado, estadista e diplomata da cidade de Reykjavik. Foi o 1º Presidente da República da Islândia.
Israel
Itzhak Rabin – Militar e estadista israelense, da cidade de Jerusalém. Foi 1º Ministro de Israel em dois mandatos. Foi o político que mais avançou na questão da paz para o Oriente Médio. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1994.
Menachen Begin – Advogado e estadista da cidade de Brest-Litovsk – Polônia. Líder do Movimento Jovem Sionista, foi o 6º Primeiro Ministro de Israel. Lutou pela paz ao lado de Sadat, recebendo o Prêmio Nobel em 1978.
Itália
Alessandro Manzoni – Poeta e novelista da cidade de Milão. “Triunfo da Liberdade”, “Il Natale”, “Inni Sacre”, “La Passione”, “La Ressurezione” são algumas de suas obras.
Antonio Cocchi – Médico da cidade de Mugello. Foi o 1º Maçom italiano.
Antonio de Curtis / Totó – Ator comediante da cidade de Napoli. No cinema ficou mundialmente conhecido pelas representações engraçadas: “La Mandragola” e “Pai de Família”, entre outras.
Antonio Labriola – Filósofo da cidade de Cassino – reino das duas Sicílias. Ele foi o sistematizador do estudo do socialismo de Marx, na Itália.
Antonio Santi Giuseppe Meucci – Inventor da cidade de Florença. Estudou física, química e mecânica. Descobriu o princípio do telefone, muitos anos antes da patente de Graham Bell.
Carlo Collodi (Carlo Lorenzini) – Jornalista italiano. Criador de “Pinóquio”.
Carlo Goldoni – Comediógrafo da cidade de Veneza. Foi o renovador da comédia de arte dramática do teatro.
Edmondo De Amicis – Novelista, escritor, poeta e autor de Oneglia – Sardenha. Sua grande obra foi “Cuore”, escrita em forma de diário. Foi traduzida para 25 idiomas, tornando-o exemplo de escritor popular e pedagógico.
Enrico Fermi – Físico e professor de Roma. Descobriu novos elementos radioativos produzidos pela irradiação do neutron e reações nucleares. Prêmio Nobel de Física de 1938.
Florentino Ameghino – Paleontólogo, antropólogo e geólogo de Moneglia – Sardenha. Descobridor dos fósseis nos pampas argentinos.
Francesco Crispi – Estadista e revolucionário de Ribera – Sicília. Participou da Revolta Siciliana de 1848 e lutou ao lado de Mazzini e Garibaldi contra os regimes autoritários. Foi Premier da Itália Unida.
Gino Cervi – Ator e diretor de cinema da cidade de Bologna. Protagonista da conhecida série “Don Camillo”.
Gino Cervi – Ator e diretor de cinema da cidade de Bologna. Protagonista da conhecida série “Don Camillo” e Inspector Maigret na longa série para a TV.
Giosuè Carducci – Poeta da cidade de Val Di Castello – Lucca. Suas principais obras são “Rima Nova” e “Odes Barbaras”. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1906.
Giovanni Agnelli – Industrial da cidade de Villar Perosa – Piemonte. É sócio fundador da Fiat Automóveis. Foi seu Presidente em 1920, tornando-a uma das mais prósperas indústrias de todo o mundo.
Giuseppe Evangelisti – Herói garibaldino da cidade de Santo Angelo – Perugia. Fez parte do “Circolo Gioventú Operosa” republicano. Lutou contra a invasão turca na Tessália. Lutou na Grécia pela liberdade do povo grego e na França contra a invasão daquele país.
Giuseppe Garibaldi – Soldado e patriota da cidade de Niza. Conquistador da Sicília e Napoli. Contribuiu para a unificação da Itália. Lutou no Brasil, nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na Revolução Farroupilha. Foi Grão-Mestre da Maçonaria Italiana.
Giuseppe Mazzini – Advogado e revolucionário da cidade de Gênova. Líder nacionalista, é o fundador do Movimento Patriótico de Unificação / Itália Jovem (Risorgimento).
Giuseppe Meoni – Filósofo, professor e jornalista de Prato – Florença. Um corajoso lutador anti-fascista.
Giuseppe Zanardelli – Estadista de Brescia – Lombardia. Foi Primeiro Ministro e defensor dos direitos do trabalho.
Luigi Cherubini – Compositor da cidade de Florença. Contribuiu muito para o desenvolvimento da Ópera e da Música Sacra. Sua mais importante ópera foi “Lodoïska” e a música de Igreja “Requiem em C menor”.
Luigi Cremona – Matemático de Pavia – Lombardia. Criador do método gráfico para estudos das forças em equilíbrio.
Luigi Pirandello – Escritor da cidade de Agrigento – antiga colônia grega de Akragas. “I vecchi i giovani”, “La morsa e Lumie di Sicilia” e “Il fu Mattia Pascal”, traduzido no Brasil como “O falecido Mattia Pascal”, são algumas de suas obras. Prêmio Nobel de Literatura em 1934.
Luigi Servolini – Escultor, escritor e crítico de arte da cidade de Livorno. Formado pela Academia de Belas Artes. Autodidata em xilogravura, pintura, litografia e serigrafia.
Niccolò Paganini – Violinista e compositor de Gênova. Considerado o maior de sua época. Entre suas composições: “Capricci” e “Narold en Italie”.
Orazio Antinori – Patriota e naturalista de Perugia. Foi deputado constituinte defendendo sempre a causa liberal. Recebeu o título de Marquês, concedido pelo Príncipe de Canino, Carlo Luciano Bonaparte.
Pierre Savorgnan de Brazza – Colonizador e explorador, nascido em Roma. Ajudou o Congo Francês em seu desenvolvimento, dando sua total proteção como governador. A capital, Brazzaville, é em sua homenagem.
Rafael Sabatini – Escritor e novelista da cidade de Jesi – Ancona. De suas obras, são destaques: “Scaramouche” e “Captain Blood”.
Salvatore Quasimodo – Engenheiro e escritor da cidade de Módica – Siracusa. Escreveu “A terra incomparável”, “Giorno dopo giorno”, duas obras de grande destaque. Prêmio Nobel de Literatura de 1959.
Sir Moses (Haim) Montefiori – Comerciante e filantropo de Livorno. Foi fundador da Cia. Alliance de Seguros. Fundador da 1ª companhia de gás residencial – Continental Gas Association e do Banco Provincial da Irlanda.
Tito Schipa – Cantor e compositor da cidade de Lecce. Considerado um dos maiores tenores da música clássica.
Tommaso Crudeli – Poeta e mártir da cidade Di Poppi – Arezzo. Foi o 1º mártir italiano da Inquisição. Mártir da defesa da liberdade, sobretudo na Toscana.
Vittorio Alfieri – Poeta da cidade de Asti – Piemonti. Suas poesias ajudaram a reavivar o espírito nacional. É considerado o precursor do “Resorgimento”.
Vittorio Emanuele Orlando – Estadista da cidade de Palermo. Foi 1º Ministro durante a 1ª Guerra e líder da delegação da Conferência de Paz de Versailles.